Fiesc e Udesc estão mapeando florestas de pinus e eucalipto

10/11/2016 às 14:23hs

O projeto denominado Distribuição Espacial das Florestas Plantadas na Serra Catarinense visa para mapear as plantações de pinus e eucalipto da região. A iniciativa está sendo subsidiada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), por meio Sindimadeira, e o trabalho de campo está sendo realizado pelo Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade de Santa Catarina (Udesc).

Empresários do ramo madeireiro, professores e universitários do CAV realizaram uma reunião técnica sobre o assunto nesta terça (8) na sede regional da Fiesc. O presidente do Sindimadeira, José César Feldhaus, destaca a importância da iniciativa. “O projeto direcionará com precisão as ações e os investimentos do ramo madeireiro em toda a região”. 

O coordenador das pesquisas, professor Marcos Benedito Schimalski, ressalta que o mapeamento está sendo feito através de satélites ultramodernos para garantir a alta precisão. “O objetivo é fornecer dados amplos sobre a área, a posição geográfica, a cadeia produtiva e a matéria-prima”. Os responsáveis pelo projeto solicitaram aos empresários o fornecimento de dados técnicos sobre as propriedades para dar sequência ao trabalho.  

Futuramente, o projeto de Distribuição Espacial das Florestas Plantadas na Serra Catarinense servirá como base para definir investimentos, estabelecer políticas públicas e eixos de pesquisa e direcionar programas e treinamentos. 

Texto e fotos: Catarinas Comunicação 


« Voltar

Todos os direitos reservados - Boa Esperança Indústria, Comércio e Exportação de Madeiras LTDA.

Echosis